As estrias surgem quando a pele passa por um grande estiramento repentino. Ou seja, elas podem aparecer durante o período de crescimento, quando engordamos ou engravidamos, ou até mesmo quando trabalhamos algum músculo de forma que ele fique proeminente.
Quando isso acontece, as fibras de colágeno que mantém a pele firme, se rompem, provocando o problema e também flacidez na região.
Deste modo, é comum aparecer estrias nos seguintes lugares:
- Barriga
- Seios
- Coxas
- Costas
- Nádegas
- Braço (pode ocorrer também devido a musculação, como dito anteriormente)
- Lateral das Axilas
- Parte interna dos joelhos
Quanto a coloração, as estrias podem ser diversificadas, sendo que cada cor demonstra um estágio do problema:
- Brancas: a cicatriz já se formou, as estrias são claras e geralmente menores. Os tratamentos feitos nesta etapa costumam apresentar menos eficácia;
- Vermelhas: ainda há grande circulação de sangue no local, e os tratamentos iniciados nesta etapa costumam surtir melhores efeitos.
As estrias começam vermelhas e vão gradualmente ficando brancas.
Tratamentos e prevenção
Uma vez que elas aparecem, não existe ainda tratamento que as elimine totalmente, pois não é possível reconstruir as fibras de colágeno. Devido a isto o melhor ainda é se prevenir, adotando os seguintes hábitos:
- Alimentação saudável e prática de exercicíos físicos, para manter o peso estável e portanto evitar o esticamente da pele. A boa alimentação ainda ajuda a manter a pele saudável e hidratada.
- Hidratar a pele com produtos específicos, como óleo de amêndoas. Eles ajudam a manter a pele sedosa e com bom nível de elasticidade.
Mas se você já está com as estrias, não se preocupe, pois no próximo artigo serão apresentados tratamentos para combater o problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário