Estar em dia com o peso é uma das coisas que está na lista de desejos de quase todas as mulheres. E o pior é que as danadas das gordurinhas que perdemos com muito esforço voltam rapidamente, e por isso muitas acreditam que a dieta é uma batalha perdida.
Na verdade o ideal é fazer uma reeducação alimentar com o acompanhamento de um nutricionista, ou consultar médicos como endocrinologista e de outras especialidades para saber se o problema do peso não é algum problema de saúde.
Para quem quer dar um pontapé inicial na reeducação alimentar uma boa opção é optar por dietas populares como dieta da proteína, e ir aos poucos mudando o cardápio para incluir menos alimentos gordurosos e pouco nutritivos por opções mais nutritivas.
Dieta Dukan
A Dieta Dunkan possui justamente o objetivo de auxiliar na reeducação alimentar, pois é composta de 4 etapas que vão aos poucos disciplinando os hábitos alimentares dos seguidores.
A dieta possui esse nome porque foi criada pelo Dr. Pierre Dukan, mas algumas pessoas chamam esta dieta de protal ou francesa.
Durante a dieta a perda de peso é gradativa e duradoura, e não faz mal a saúde pois durante o período de dieta o seguidor se alimenta bem.
Primeira Fase (PP, Proteínas Puras)
Esta fase possui como alimento principal aqueles que possuem proteína, como carne de vaca, presunto, carne de aves, laticínios magros, ovos e outros alimentos. Carne de ganso e de pato não pode ser consumida.
Durante esta fase você pode consumir qualquer alimento que contenha proteína, desde que sejam grelhados ou feitos no vapor.
A duração desta etapa depende de quanto peso deseja perder. Se quer perder até 5 quilos, faça esta etapa por 5 a 7 dias. Se deseja perder mais, faça durante 10 dias.
Segunda Fase (PL, Fase da alternância de proteínas)
Nesta fase (que deve ter a mesma duração em dias da Primeira Fase) você pode consumir proteínas e também legumes e verduras.
Alimentos como leguminosas, abacate, batatas, arroz, milho entre outros continuam proibidos.
Terceira Fase (Transição)
O cálculo da Fase de Transição deve ser feita com base na quantidade de quilos perdidos durante as duas primeiras fases, multiplicando a quantidade de peso perdido por 10. Por exemplo, se perdeu 5 quilos esta etapa terá duração de 50 dias.
Vários alimentos são permitidos durante esta etapa, como carnes brancas, ovos, legumes cozidos e crus, peixes e mariscos, pão integral (somente duas fatias por dia), laticínios magros e frutas (evite cerejas, banana e uva).
Em duas refeições na semana (um almoço na terça e um jantar no sábado, por exemplo) você está livre para comer massas, batatas, arroz e leguminosas. Para evitar sair da dieta deixe essas refeições para o sábado, pois assim pode sair e comer fora sem quebrar a dieta.
Quarta Etapa (Consolidação e Estabilização)
A etapa mais duradoura da dieta, que consolida a reeducação alimentar e evita o indesejado efeito sanfona.
Durante esta etapa é preciso consumir 3 colheres de sopa de farelo de aveia e três de farelo de trigo, e uma vez por semana você deve consumir apenas alimentos protéicos.
Esta dieta ajuda bastante na reeducação alimentar pois embora seja restrita nos primeiros dias, permite todos os alimentos a longo prazo.
Faça a dieta e conte-nos os resultados obtidos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário